Medicamentos vencidos e não vencidos, podem ser entregues nas unidades de Saúde
A Secretaria de Saúde de Taió inicia na terça-feira, dia 1º de setembro, uma campanha para o recolhimento de medicamentos com prazo de validade já vencido e também os não vencidos, que sobraram de algum tratamento. Os medicamentos não vencidos, serão catalogados por um farmacêutico e poderão ser doados para o uso no tratamento de pessoas.
Com o tema “O que fazer com os remédios vencidos e os que não uso mais?”, o descarte responsávelbusca dar o fim correto a estes medicamentos, que não podem ir para o lixo comum.
Os medicamentos podem ser entregues até o dia 30 de setembro nas Unidades de Saúde dos bairros e também na farmácia da Secretaria de Saúde do município.
O descarte inadequado de medicamentos, principalmente no lixo comum ou na rede de esgoto, pode contaminar o solo, as águas superficiais, como em rios, lagos e oceanos e águas subterrâneas, nos lençóis freáticos, afetando o equilíbrio do meio ambiente. Conforme estudos divulgados na área, os antibióticos, por exemplo, quando descartados inadequadamente, favorecem o surgimento de bactérias resistentes, e os hormônios utilizados para reposição ou presentes em anticoncepcionais, afetam o sistema reprodutivo de organismos aquáticos.
A campanha de recolhimento tem o apoio da Prefeitura de Taió, através da Secretaria de Saúde e Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF).
Conecte Mídia