Sábado é Dia D da vacinação contra a Poliomielite e a Campanha de Multivacinação
Em Taió, Unidade Central do São Francisco e ESF da Vila Mariana estarão abertos no sábado para a vacinação, que vai até o dia 31 de agosto
Neste sábado, Dia D da 36ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e a Campanha de Multivacinação, a Secretaria de Saúde de Taió estará mobilizada para garantir a imunização de 95% das crianças entre seis meses e menores de cinco anos do município. No dia 15, a Unidade Central do São Francisco e a ESF da Vila Mariana, estarão abertas das 8 às 17h. Campanha vai até o dia 31 de agosto.
Nos locais, 11 vacinas do calendário nacional de vacinação infantil estarão disponíveis. Conforme a coordenadora de ESF e NASF de Taió, Rose Cristiane Hermes, os pais devem levar todas as crianças menores de cinco, para que a caderneta de saúde seja avaliada e o esquema vacinal atualizado.
A paralisia infantil ou Poliomielite é causado pelo polivírus que pode atingir o cérebro e atacar os neurônios motores. Ela é causada pelo poliovírus, que pode ser transmitido por meio do contato com fezes ou secreções expelidas pela boca. “A poliomielite é doença é infectocontagiosa grave e a única forma de prevenção é por meio da vacinação. Na maioria dos casos, a criança não vai a óbito quando infectada, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia irreversível, principalmente nos braços e pernas”, orienta a Secretaria de Saúde.
Atualizações do esquema vacinal
As crianças que forem se vacinar contra pólio, poderão receber outras vacinas para atualizar suas cadernetas de vacinação, entre elas a vacina tríplice viral, que protege contra sarampo, rubéola e caxumba e é destinada a crianças com idade entre um e cinco anos incompletos.