Campanha de Doação de Sangue acontece na quinta-feira em Taió

Coleta acontece Posto de Saúde do município

 

A Secretaria de Saúde de Taió, em parceria com o Banco de Sangue do Centro de Hematologia e Hemoterapia Santa Catarina (Hemosc), realiza na quinta-feira, dia 13, a Campanha de Doação de Sangue. Os interessados devem comparecer para coleta de sangue no Posto de Saúde do município (Antigo Hospital São Francisco) das 09h30 às 11h30 e das 14h às 16h30.  

Segundo a Secretaria de Saúde, os doadores devem trazer documento oficial de identidade com foto.  A coleta será feita por pessoal capacitado e sob supervisão de um médico ou enfermeiro. “Uma única doação de sangue pode salvar várias vidas. Doar sangue é uma atitude necessária, de solidariedade, cidadania e amor”, acrescenta a coordenadora de ESF e  NASF de Taió, Rose Cristiane Hermes.

Entre as recomendações para doar, o interessado deve está bem de saúde e ter entre 16 (dos 16 até 18 anos incompletos, apenas com consentimento formal dos responsáveis) e 69 anos. Também deve pesar mais de 50 quilos e não estar em jejum. É importante evitar a ingestão de álcool e de alimentos gordurosos nas três horas que antecedem a doação.

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (47)3562 2588.

 

O que é preciso para doar:

 

* Ter idade entre 18 e 69 anos, 11 meses e 29 dias;
* Doadores com idade de 16 e 17 anos de idade, são aceitos para doação mediante a presença e autorização formal dos pais e/ou responsável legal;
* O limite de idade para primeira doação é de 60 anos;
* O candidato à doação deve estar em boas condições de saúde;
* Pesar acima de 50 kg (com desconto de vestimentas);
* Apresentar documento de identidade com foto, emitido por órgão oficial.
* Ter repousado bem na noite antes da doação;
* Evitar o jejum. Fazer refeições leves e não gordurosas, nas 4 horas que antecedem a doação;
* Evitar uso de bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas.