Sistema de vídeomonitoramento desvenda furto na prefeitura de Taió
Durante o trabalho de investigação, as polícias Militar e Civil desvendaram o furto na prefeitura de Taió, registrado por volta das 22h de quinta-feira, dia 25. Uma das janelas da Secretaria de Agricultura, no térreo, foi arrombada e foram levados computadores, notebooks, teclados, mouses, carregadores.
Após a ocorrência, iniciou na sexta-feira, dia 26, um minucioso trabalho de investigação. Uma câmera de segurança da Câmara de Vereadores registrou uma pessoa suspeita. Ao consultar o histórico das câmeras de vídeomonitoramento, instaladas no Centro do município, foi identificado o autor do crime, que fugiu a pé, carregando uma mochila com os aparelhos furtados. “Nós tínhamos detalhe da roupa e o horário. Ao fazer a busca no histórico do sistema Bem-Te-Vi foi fácil a identificação. A imagem é nítida, mesmo as gravações noturnas”, comenta o secretário de Administração, Geziel Balcker.
De acordo com o delegado, Zicardo Saroldi Chaves, o autor do crime é Wolfgang Zimermamm, de 21 anos, com diversas passagens pela polícia. “O rapaz fugiu, mas a investigação foi concluída e o crime esclarecido”, explica.
A polícia recuperou na casa do padrasto do criminoso, localizada no bairro Padre Eduardo, quase todos os objetos do furto. Apenas o notebook ainda não foi localizado. “As câmeras de segurança trazem mais segurança a comunidade. Conseguimos resolver um problema em poucas horas e evitar um prejuízo ainda maior ao patrimônio da prefeitura”, destaca o prefeito, Hugo Lembeck.
Projeto Bem-Te-Vi
O sistema de videomonitoramento foi implantado em Taió em março de 2015 para dar mais segurança à população. O projeto foi viabilizado mediante a adesão do termo de convênio proposto, onde o Estado, através do “Pacto por Santa Catarina”, financiou parte dos custos de implementação, e o município com contrapartida de R$104 mil.
Estão instaladas dez câmeras na cidade que monitoram 24hs por dia.
Pontos das câmeras de monitoramento:
1- Em frente a Rodoviária;
2- Na rótula próxima ao Banco do Brasil;
3- Na área central (cabeceira da ponte);
4- Perto da Praça João Machado da Silva;
5- Nas proximidades da Escola de Educação Básica Luiz Bertoli;
6- Em frente à unidade sanitária do Bairro Victor Konder;
7- Em frente ao Clube de Caça e Tiro;
8- Na esquina entre a Rua Coronel Feddersen e a Rua Gerhard Koester;
9- Na esquina entre a Coronel Feddersen e a Avenida João Bertoli;
10- Por fim, na Avenida Nereu Ramos, próximo a escola Erna Heidrich.