Palestra em Taió aborda comportamento do professor em sala de aula

A doença do filho, a separação, ou os problemas financeiros. Quantas vezes se pensa em desistir, chorar, gritar. O turbilhão de sentimentos que aflora nas pessoas diante de uma situação negativa pode refletir não só na vida pessoal, mas envolver colegas de trabalho e pessoas próximas da relação profissional. 

Essa problemática foi discutida na manhã desta segunda-feira, dia 15, com mais de 100 professores da Educação Infantil de Taió, em palestra ministrada por Sheila Santos, representante da Rede de Ensino Expoente, responsável pelo material didático utilizado pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura do município. Com o tema “Vínculos e aprendizagem para fazer um olhar sobre si”, a proposta deste encontro foi analisar como o comportamento do professor reflete em sala de aula. 

Com conteúdo divertido, lúdico e abordando super-heróis focando a superação metodológica e pedagógica através de um olhar amoroso do professor, a palestrante ressalta que em primeiro lugar o planejamento pedagógico precisa ser construído de acordo com o mundo em que a criança está inserida. “Não adianta eu falar de metrô se as crianças não tem contato Eu vou falar de metrô, mas focar no ônibus que é o veículo que elas utilizam ou conhecem”, explica Sheila. 

Na análise da palestrante, o vínculo entre professor e aluno, é outra etapa primordial com influência na aprendizagem efetiva. “É preciso falar de igual para igual, num mesmo ângulo, manter bom relacionamento e sorrir. A alegria contagia e o sorriso só aproxima. Ser feliz é mais legal”, enaltece. 

A capacitação, prestigiada também pelo prefeito Hugo Lembeck e pela primeira-dama, Mari Lembeck, encerra a primeira “Rodada Pedagógica” desenvolvida em Taió, durante o primeiro semestre de 2015. “Ao longo deste ano letivo, toda semana nós fizemos uma parada para discutir a Educação Infantil como educação, formação e não como assistencialismo. Neste encontro finalizamos essa etapa, com uma visão diferente sobre o processo de aprendizagem que inicia no acolhimento dessa criança na unidade escolar”, comenta a secretária de Educação, Rozi de Souza.