Taió terá coleta seletiva do lixo

Foi assinado na tarde desta terça-feira, dia 24, em Taió, o contrato de prestação de serviços para a coleta do lixo em Taió. Pela primeira vez a cidade contará, a partir do dia 1 de abril, com a coleta seletiva do lixo.

A empresa responsável pelo recolhimento do lixo em Taió será a DML Coleta e Transportes de Resíduos, com sede na cidade de Otacílio Costa. A escolha da companhia que prestará o serviço foi feita através de processo licitatório, tem duração de 1 ano e pode ser prorrogada por mais 48 meses. Um dos itens exigidos durante a licitação foi de que o caminhão usado para a coleta do lixo comum fosse novo. “Sabemos o quanto o uso desse equipamento novo facilitará a rotina dos trabalhadores e da comunidade. Tínhamos alguns problemas com a empresa que fazia a coleta de lixo anteriormente, justamente por causa dos constantes problemas mecânicos que as máquinas tinham e sabemos que isso agora não acontecerá mais”, ressalta o secretário de Administração e Finanças, Geziel Balcker.

Para os cofres públicos do município a conta paga pelo serviço de coleta do lixo comum não mudará. O valor pago à empresa vencedora do processo será de R$ 241 a tonelada de lixo coletada. No contrato anterior a Prefeitura pagava à empresa Serrana o valor de R$ 227, que ajustado ao índice inflacionário atual se o contrato fosse renovado daria o mesmo valor pago agora à empresa DML. O valor acrescido à empresa será o referente a coleta de lixo reciclado na cidade.

Os dias para a coleta do lixo comum continuarão acontecendo normalmente em Taió e a coleta do lixo reciclado será feita em dois dias da semana. Para os trabalhos serão utilizados dois caminhões, um para cada tipo de serviço. Para a coleta do lixo reciclado, um cronograma está sendo montado e será divulgado até a próxima semana.

Assessoria de Comunicação: Karolina Bonin