Prefeitura de Taió recebe devolução de recursos vindos da Câmara de Vereadores

A Prefeitura de Taió recebeu no final do mês de dezembro, a transferência no valor de R$ 31.597,57 da Câmara de Vereadores. O valor foi devolvido aos cofres públicos por não ter sido utilizado pelo Poder Legislativo durante o último ano e auxiliará nas despesas da Administração durante o ano de 2015.

O Secretário de Administração e Finanças, Geziel Balcker, explica que essa é uma atitude praticada anualmente pela Câmara de Vereadores. “Durante todo o ano a Prefeitura repassou mensalmente à Câmara de Vereadores o valor de R$ 147.666,75. Esse dinheiro foi utilizado para custear todos os gastos do Poder Legislativo do município, desde o pagamento dos vereadores e servidores, até a manutenção do prédio e também as despesas com viagens”, explica.

A devolução do dinheiro não utilizado pelo parlamento é uma prática normal em todas as cidades do Brasil. Em Taió, o dinheiro repassado à Câmara de Vereadores no exercício de 2014 soma o valor total de R$ 1.772.001,00. Para o Prefeito Hugo Lembeck o valor devolvido ao Executivo ficou abaixo do esperado pela Administração. “Sabemos que a Câmara tem seus gastos, mas se compararmos Taió à Ituporanga por exemplo, que teve em 2014 uma receita muito parecida, a devolução de verba naquele município foi de R$ 750 mil. O repasse total da Prefeitura de lá para a Câmara foi de R$ 2.124.996,00 sendo que a cidade possui 11 vereadores e não 9 como aqui. Se calcularmos como base a receita gasta e o número de vereadores em cada cidade, um vereador em Taió custa R$ 16 mil por mês, enquanto um vereador em Ituporanga custa R$ 10 mil”, ressalta.

Outra cidade da região que pode ser utilizada como comparativo é Salete. O repasse anual da Prefeitura para a Câmara da cidade, que possui também 9 vereadores, foi em 2014 de R$ 744 mil e os parlamentares devolveram aos cofres públicos R$ 81 mil. “Esse dinheiro devolvido para Taió pela Câmara será utilizado para investimentos em setores como a saúde e a educação. Sabemos que a Câmara não tem obrigação de devolver nada ao município, mas entendemos também que quanto maior for essa devolução, mais recursos poderão ser investidos para a melhoria da cidade. Recebemos muitas solicitações para a comunidade vindas dos próprios vereadores. A devolução de mais recursos auxiliaria até mesmo na solução dos pedidos encaminhados por eles”, destaca o Prefeito.

Assessoria de Comunicação: Karolina Bonin