Prefeitura de Taió recebe máquinas compradas através do Programa Badesc/Juro Zero

Depois de praticamente um ano de trabalhos e trâmites legais, Taió já pode comemorar. As máquinas compradas através do Programa Badesc/Juro Zero chegarão a cidade na próxima quarta-feira, dia 29, e uma cerimônia de entrega oficial à comunidade será realizada a partir das 18h, no pátio onde aconteceu a VII Festa do Galeto e I Festival da Cultura.

Com o financiamento dos R$2 milhões, a Administração Pública fez a compra de 1 Motoniveladora (Patrola), 2 Carregadeiras, 1 Escavadeira Hidráulica e 2 Caminhões Caçamba. “No início desse mês encaminhamos a documentação completa do financiamento ao Badesc para a última aprovação e depois de receber o último ok deles realizamos a compra das máquinas. Estamos muito felizes em poder entregar esses novos equipamentos para nossa cidade. Quem ganha com isso é o povo, uma vez que as máquinas auxiliarão e muito o trabalho de manutenção de nossas estradas”, explica o Prefeito Hugo Lembeck.

O contrato com o Badesc foi assinado no dia 25 de junho, após mais de oito meses de espera para a solução e quitação da conhecida “Dívida das máquinas dos agricultores”, no valor de cerca de R$ 1 milhão de reais. O processo de pagamento foi bastante demorado e acabou atrasando a assinatura e a aprovação com o Badesc, uma vez que a Prefeitura estava negativa e não conseguia fazer nenhum tipo de financiamento.

Entenda o Caso da Dívida dos Agricultores
No início dos anos 90 o Governo Federal lançou um financiamento de máquinas e equipamentos agrícolas (FINAM), que só poderia ser adquirido por agricultores. A Prefeitura do Município, após tentativa negada de obter tal financiamento, decidiu reunir alguns agricultores locais, afim de adquirir o maquinário em seus nomes utilizando-se do financiamento proposto pelo Governo Federal.

As máquinas foram compradas pelos agricultores e como seus valores não foram pagos, suas propriedades foram passadas ao nome da Prefeitura Municipal de Taió. No ano de 2007 a Administração Municipal, através de autorização legislativa, incorporou ao seu patrimônio tais equipamentos e assumiu o pagamento junto à União, que era responsável por cobrar tais valores.

Somente a partir de 2009 o município de Taió passou a pagar semestralmente pela dívida. No dia 14 de outubro de 2013 foi quitado o último débito, no valor de R$ 346.880,17 (trezentos e quarenta e seis mil, oitocentos e oitenta reais e dezessete centavos), deixando a dívida totalmente paga. “Pagar a dívida do município e liberar a capacidade de financiamento da nossa cidade foi a coisa mais importante que conseguimos realizar no primeiro ano de governo”, ressalta o Prefeito.

Assessoria de Comunicação: Karolina Bonin