Taió Representa a Região Caminhos do Alto Vale Como Presidente da IGR

O colegiado de Turismo da AMAVI recentemente passou a se constituir em forma de comitê, o Cintetur – Comitê de Integração da Instância de Governança
Regional do Caminhos do Alto Vale e do Turismo, com isso a presidência da IGR – Instância de governança Regional de Turismo, que antes era representado pela figura do interlocutor regional, agora passa a ser presidida pelo coordenador do comitê. A Coordenadora Municipal de Turismo de Taió, Marina do Nascimento, ocupa também o cargo de Coordenadora do Comitê Regional de Turismo e com isso também a Presidência da IGR Caminhos do Alto Vale.

Nos últimos dias, a presidente Marina esteve presente em importantes encontros que discutem planos e ações para o desenvolvimento do Turismo na região, em Santa Catarina e também na esfera Nacional. No dia 27/05, Marina esteve em Florianópolis em reunião com os presidentes das IGRs de Santa Catarina, juntamente com o secretário de Turismo do Estado Evandro Neiva e sua equipe, onde abordaram temas como organização e participação em feiras, produção e divulgação de materiais, produtos e destinos turísticos, posicionamento do estado, investimentos e sistemas de informação.

Já na semana passada, no dia 06/06 foi realizada a Conferência de Governanças Regionais do Turismo da Macrorregião Sul ( PR,SC,RS, MS e SP) durante o Festival das Cataratas – Feira Internacional de Turismo, realizada na cidade de Foz do Iguaçu. O secretário Nacional de políticas Públicas do Turismo, Milton Zanuazzi falou sobre o desenvolvimento do turismo regionalizado, da importância das IGRs para esta ação, do inventário turístico local, além da criação de novos produtos. Falou ainda sobre o lançamento do Ecossistema da Regionalização, uma espécie de “SUS” do Turismo, conforme Zanuazzi. Já Márcio Nunes, Secretário de Turismo do Estado do Paraná, explanou sobre como o estado está se organizando para realizar repasse de recursos para as IGRs a fim de proporcionar autonomia e reconhecimento das mesmas frente ao desenvolvimento regional do turismo.

Em resumo, Marina comenta que ambas participações foram de extrema relevância para o desenvolvimento do turismo regionalizado e que mudanças estão sendo planejadas tanto no âmbito estadual quanto federal para melhor desenvolver esta atividade econômica.