INFORMATIVO ESPORTE

Vivendo no mundo um momento de apreensão, em decorrência do coronavírus, o COVID 19, descoberto na China em dezembro de 2019, tomando o mundo todo em menos de três meses. A chegada do vírus ao Brasil é bastante recente, mas infelizmente os registros de casos vêm aumentando. Instituições públicas e privadas de todos os estados do país têm tomado medidas para enfraquecer a pandemia e evitar que o coronavírus atinja de forma drástica a população. Santa Catarina não pode ficar à margem desse processo. Na última quarta Feira 19/03/2020, o Departamento do Esporte do Município de Taió suspendeu por 30 dias os eventos esportivos marcados para serem realizados entre os meses de março e seguintes, com base no Decreto Estadual 507, e DECRETO Municipal N. 7.048, de 18.03.2020 e decretada situação de Emergência. Mas a situação emergente levou o Governo do Estado a rediscutir as ações. Por isso, um novo Decreto, o 509, foi publicado, a fim de dar continuidade às medidas de prevenção e combate ao contágio do coronavírus. Em seu artigo 4º, o decreto remete-se diretamente ao esporte, suspendendo por tempo indeterminado os eventos do calendário esportivo. O Departamento do Esporte (CME) entendemos a importância das atividades para nossos atletas sejam em todas as modalidades de rendimento ou não, mas entendemos também que, diante da grave situação que vem se instalando em todo o mundo, primar pela saúde é manter-se em casa para evitar o contagio e a propagação da doença. Este entendimento levou o CME também a adotar forma de trabalho. Os servidores do Departamento do Esportes, em suas casas estão atuando para atender a todas as necessidades da CME. Além disso, estamos focados na discussão de reestruturação do calendário de 2020, para, apresentar aos órgãos Responsável do Município e do Conselho Municipal do Esporte e à comunidade esportiva de Taió, uma proposta que permita a realização de todos os eventos Planejado. Vamos estar trabalhando, para assim que liberado, podermos fazer o esporte acontecer. Certamente a estrutura do calendário e de eventos vai sofrer alterações, mas não faltará empenho. Estaremos fazendo o máximo para que cada um de nossos programas esportivos possam ser realizado da melhor forma possível. Sabemos do alto prejuízo tanto do ponto de vista financeiro quanto da agenda e desenvolvimento dos atletas se não forem realizados alguns eventos. Mas o momento ainda é bastante indefinido, gerando uma expectativa gigantesca a todos nós. E o mais importante agora é cuidar da saúde de todos. E como órgão de gestão esportiva, temos de olhar, acima de tudo, para o bem-estar de todos, cumprindo as determinações da Secretaria de Saúde e do Governo Estadual e Governo Municipal. É com a colaboração de todos e a compreensão de que o momento não é de pânico, mas de bom senso, que vamos conseguir vencer essa dificuldade. E com certeza, vencer é algo ao qual a comunidade esportiva Taioense já está acostumada. Manteremos todos informados de cada medida que seja tomada, de todas as ações do Departamento do Esporte e dos encaminhamentos do esporte para o ano de 2020. Forte abraço.

Aldoino P. dos Santos, Diretor do Esportes (CME)