Agricultura Familiar fornece 60% da merenda escolar em Taió
Mais da metade da alimentação fornecida na merenda escolar da rede municipal de ensino em Taió, vem da agricultura familiar. O levantamento feito com os dados de 2018 apurou que 60,3% dos recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para a alimentação nas escolas foram gastos com a compra de produtos fornecidos por agricultores familiares.
O percentual representa o dobro do mínimo estipulado por lei (11.947/2009), que determina que pelo menos 30% do valor gasto com alimentação escolar deve ser destinado a compra direta de produtos da agricultura familiar.
Dos R$ 296 mil do FNDE que foram utilizados para a compra de merenda escolar no ano passado, R$ 164.598,80 foram destinados a aquisição de produtos de origem da agricultura familiar, entre eles: frutas, verduras, legumes. Na lista também entram alguns produtos processados como: doce de frutas, biscoitos e massas caseiras.
A diretora de merenda escolar, Gabriella Muniz comenta que a merenda escolar é fornecida para mais de dois mil alunos que estão matriculados nas 11 unidades de ensino infantil e fundamental. “O percentual é bastante expressivo e isso mostra o comprometimento que a Secretaria de Educação tem com a qualidade da alimentação oferecida nas escolas”, destacou.
Os outros 39,7% do recurso foram utilizados no mercado comum. Segundo o secretário municipal de Educação, João Tadeu Corrêa os dados fazem parte de um relatório que foi apresentado e aprovado nesta semana pelo Conselho de Alimentação Escolar. “A refeição de qualidade nas escolas é um dos requisitos básicos que contribui com o processo de ensino e aprendizagem, o aluno precisa estar alimentado adequadamente para que possa ter disposição para aprender”, concluiu.
Jornalista: Albanir Júnior
__________________
MTE 0004222SC