Vacina da gripe está abaixo do esperado em Taió
A chegada do frio indica aumento de cuidados com a saúde, principalmente medidas de prevenção contra doenças respiratórias como a gripe. Em Taió a campanha de vacinação contra o vírus influenza continua para os grupo prioritário, porém a adesão tem sido abaixo do esperado até o momento.
A meta estipulada pelo Ministério da Saúde é que os municípios atinjam pelo menos 90% de cobertura em cada grupo prioritário. A campanha segue até sexta-feira, dia 31 de maio, por enquanto não há confirmação de prorrogação.
O levantamento atualizado pela Secretaria Municipal de Saúde, nesta quarta-feira (22), mostra que dos grupos considerados prioritários, o que mais compareceu foi o de puérperas, 71,43% das mulheres que estão até o 45º dia após o parto já se vacinou. Os idosos vem em segundo, mas ainda muito abaixo da meta estipulada pelo Ministério da Saúde, com 70% de cobertura, 61,94% do grupo de profissionais da saúde se imunizou, 60,56% dos professores também já se vacinaram. O grupo de doentes crônicos tem até o momento 57,78% de cobertura da vacina. Os grupos que mais preocupam pela baixa adesão são o de gestantes, que tem até o momento 50% de procura, e o de crianças entre seis meses e seis anos, que não atingiu nem a metade, com 43,9% de cobertura.
Entre os grupos prioritários estão indígenas, funcionários do sistema prisional, policiais civis, militares, bombeiros e forças armadas da ativa.
Doença pelo Estado
Até o dia 17 de maio de 2019 foram confirmados 42 casos de influenza em Santa Catarina, sendo que quatro pessoas foram a óbito devido a doença. Os dados são da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE) de Santa Catarina.
Blumenau é o município que mais registrou casos da doença até o momento com nove confirmações, Florianópolis e Chapecó vem em seguida com cinco casos cada; Itajaí e Joinville têm três casos cada; Tubarão e Jaraguá do Sul registraram dois casos. Armazém, Braço do Norte, Balneário Camboriú, Brusque, Camboriú, Criciúma, Jacinto Machado, Lages, Maravilha, Palhoça, Pomerode e São José, são os municípios que também registraram um caso cada. Houve ainda um registro de paciente que mora em São Paulo.
Jornalista: Albanir Júnior
__________________
MTE 0004222SC