Samu é transferido para o quartel dos Bombeiros em Taió

A estrutura do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi transferida para o quartel do Corpo de Bombeiros Militar em Taió. A mudança que foi efetivada no fim da tarde desta quinta-feira (02) era estudada há alguns meses. A medida visa a otimização dos serviços, de recursos e do atendimento prestado à população.

 

Obras de adequações foram realizadas no quartel pelo Município com o apoio dos Bombeiros, como adaptações no alojamento, garagem para a Unidade de Suporte Básico (USB) e a instalação de farmácia climatizada para o armazenamento de medicamentos que são utilizados pela equipe técnica do Samu. “São melhorias consideráveis, espaço adequado, sala de reunião, alojamento de excelência, estrutura que valoriza o servidor que se empenha nesse trabalho”, disse a secretária municipal de Saúde, Rozi de Souza.

 

Na prática, a medida vai permitir economia. Com a proximidade dos serviços dos Bombeiros e do Samu vai se evitar, por exemplo, que sejam deslocadas duas viaturas para uma mesma ocorrência quando não é necessário. “É o começo de um novo tipo de atendimento no Samu, no futuro terá que ser tudo incorporado e regularizado pelos Bombeiros”, declarou o prefeito Almir Reni Guski.

 

O próximo passo é a integração dos serviços, com a regulação do Samu comandada pela Central de Operações do Bombeiro Militar (Cobom). “Em municípios da Serra catarinense as chamadas e a regulação já funcionam de forma unificada, sempre que acontece um chamado já se decide se precisa ir o Samu ou os Bombeiros”, acrescentou a secretária municipal de Saúde.

 

Na próxima semana será realizada uma reunião com toda a equipe do Samu e dos Bombeiros para falar da regulação.

 

Jornalista: Albanir Júnior

__________________

MTE 0004222SC