Taió e Hospital Regional entram em acordo

Uma reunião entre o prefeito de Taió, diretoria do Hospital Regional Alto Vale e a Fundação de Saúde do Alto Vale do Itajaí (Fusavi), colocou fim a um impasse de anos e que permite a partir de agora que a unidade hospitalar volte a atender pacientes de Taió no Pronto-Socorro em casos de alta e média complexidade.

Os atendimentos voltaram a ser normalizados nesta terça-feira (12), durante a reunião ficou acertado que Hospital e Município irão celebrar um convênio no qual os pagamentos serão por atendimento prestado. O convênio será celebrado mediante parecer jurídico que será apresentado pelo hospital ao Município. “O prefeito entendeu como funciona, assim como outros da região, que estão renovando o convênio”, afirmou Giovani Nascimento presidente da Fusavi.

Os atendimentos de urgência e emergência não serão cobrados, pois o hospital já recebe a tabela do Sistema Único de Saúde (SUS) por serviço prestado nesses casos.

No encontro ficou definido também que o Município irá dar quitação as parcelas em atraso, visto que o convênio não era pago desde 2014 e valores ficaram pendentes. As parcelas e o prazo para o pagamento ainda serão definidos na celebração do novo contrato.

O prefeito explicou ainda que as consultas ambulatoriais continuarão sendo realizadas em Taió, no Hospital e Maternidade Dona Lisette. “As consultas não emergenciais continuam sendo realizadas nos ambulatórios e no Pronto Atendimento do nosso hospital, com quem mantemos um convênio”, esclareceu Guski.

A reunião contou ainda com o deputado estadual Milton Hobus, que foi o primeiro presidente da Fusavi e que intermediou o encontro; os vereadores Jaci de Liz e Klaus Dieter Diel; os secretários municipais Elvis Johny Schreiber (Administração) e Rozi de Souza (Saúde); os assessores jurídicos Marcos Zanella (Fusavi), Cleonir Matteucci (Taió), Kleidi Fiamoncini (Amavi); o vice-presidente da Fusavi, Osmar Peters; e o diretor-geral do hospital Sigfried Hildebrand.

Jornalista: Albanir Júnior

MTE 0004222SC