NASF inicia novo Grupo de Gestantes com palestra sobre aleitamento materno
Com o slogan Amamentação é a Base da Vida, a nova campanha de aleitamento materno, em alusão à Semana Mundial da Amamentação (1° a 7 de agosto), reforça a importância do leite materno para o desenvolvimento das crianças até dois anos e exclusivo até os seis meses de vida, orientação preconizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Além de reduzir em 13% a mortalidade por causas evitáveis em crianças menores de cinco anos, a amamentação também reduz casos de diarreia, infecções respiratórias, hipertensão, colesterol alto, diabetes e obesidade.
Entre as principais dificuldades para a amamentação exclusiva, atualmente, estão o posicionamento incorreto, insegurança quanto à quantidade de leite produzido, introdução de chupetas e mamadeiras, falta de apoio da família e retorno ao trabalho. Por este motivo, a campanha é um importante instrumento para sensibilizar a sociedade quanto aos benefícios do leite materno no desenvolvimento saudável da criança. Segundo OMS e UNICEF, cerca de seis milhões de crianças são salvas a cada ano com o aumento de taxas da amamentação exclusiva até o sexto mês de vida. Água, chás e principalmente outros leites devem ser evitados, pois há evidências de que o seu uso está associado com desmame precoce e aumento da morbimortalidade infantil, diz o Ministério da Saúde.
Devido à importância e dos inúmeros benefícios promovidos pela amamentação, a Secretaria de Saúde de Taió, através do NASF (Núcleo Ampliado de Saúde da Família) estará trazendo ao município nesta quarta-feira (01/08) a Tia Lú – Amiga do Peito, grande incentivadora do Aleitamento Materno, para palestra no Grupo de Gestantes. Esta palestra será realizada na Câmara de Vereadores, no Plenário Erna Heidrich, piso térreo às 19h30. Gestantes e seus companheiros, profissionais de saúde que tem interesse no assunto são convidados a participar.
Cronograma do Grupo: