NASF de Taió na II Semana Catarinense de Prevenção de Quedas de Idosos

A Equipe NASF de Taió comunica que estará atuando junto à comunidade entre os dias 18 e 25 de junho de 2018, na II Semana Catarinense de Prevenção de Quedas de Idosos. As intervenções deverão ajudar os usuários idosos dos serviços de saúde e seus cuidadores a compreender a forma de reduzir a probabilidade de queda. Durante esta semana, os profissionais da equipe serão entrevistados junto às rádios locais e participarão das atividades dos clubes de idosos, orientando sobre esta temática, suas consequências e como preveni-las. Além disso, divulgarão o início das atividades do Grupo “Saúde em Movimento”, o qual proporcionará exercícios terapêuticos aos idosos taioenses.

 

A queda é um evento comum e devastador na terceira idade. Idosos fragilizados caem durante atividades rotineiras, aparentemente sem risco, geralmente dentro de casa, num ambiente familiar e bem conhecido. Além dos problemas médicos, as quedas apresentam custo social, econômico e psicológico enormes, aumentando a sua dependência.

 

As quedas ocorrem em decorrência de distúrbios de marcha, equilíbrio, vertigem, confusão mental, entre outros. Atividades e comportamentos de risco e ambientes inseguros aumentam a probabilidade de cair, pois levam as pessoas a escorregar, tropeçar, errar o passo, pisar em falso, trombar, criando, assim, desafios ao equilíbrio.

 

Ao mesmo tempo, podem-se adotar intervenções que atuem sobre múltiplos fatores, como revisão de medicações, recomendações de comportamentos seguros, programas de exercícios vários, melhoria da segurança ambiental.

 

Fique ligado nas programações através da página do NASF de Taió no Facebook.