FOTOS: Veja como foi o 1° Festival Literário de Taió
Um evento inovador e fomentador da cultura e da literatura brasileira! O Festival Literário de Taió – FLIT 2018 foi realizado entre a última quarta-feira (23/05) e sábado (26/05) e contou com a presença de aproximadamente 6.500 mil pessoas, a maioria delas alunos, que vieram da várias escolas da região para acompanhar uma extensa programação cultural oferecida pelo evento, entre elas espetáculos, filmes, exposições, oficinas gratuitas, e também a feira de livros.
Entre os nomes escolhidos para as atrações do FLIT 2018 estiveram o jornalista e escritor Márcio Vassallo, autor conhecido nacionalmente e que participou da conversa literária “Vida de Escritor” onde conversou com o público sobre a arte de escrever. Para que serve a imaginação, a fantasia e a poesia no dia-a-dia? Afinal, o que é ser escritor? O que é ter estilo? De onde vêm as ideias? Para onde elas nos levam? Como nascem as histórias? E também apresentou a palestra “Literatura infantil, poesia e formação de leitores: como quebrar estereótipos no cotidiano e na sala de aula?”.
Outro nome presente foi da escritora Nana Toledo. Apaixonada pela arte, Nana é também pedagoga, poetisa, musicista, contadora de histórias e musicoterapeuta. Ela apresentou o espetáculo “A fada sonhadora e outras histórias”.
Na sexta-feira (25/05) foi a vez de Marcos Piangers. Especialista em novas tecnologias, criatividade, inovação e uma das maiores referências sobre paternidade no país, Piangers apresentou a pelestra “O Papai é Pop”. Ele falou sobre o impacto da paternidade na vida de um homem, a nova concepção de pai moderno e sobre como aprender diariamente com os filhos a ser mais feliz e equilibrado. E, sobretudo, a magia de aproveitar cada descoberta dos filhos. “Eu não tive pai, minha mãe foi mãe solteira, mas eu tenho duas filhas. E posso dizer que ter um filho é a melhor coisa do mundo. Os pais que abandonam seus filhos não sabem o que estão perdendo”, diz ele em um dos vídeos que viralizaram na internet.
O pai da Aurora e da Anita tem mais de 3 milhões de seguidores no Facebook. Já vendeu quase 200 mil cópias do seu livro “O Papai é Pop”, inclusive já foi traduzido para inglês, espanhol, catalão e português de Portugal e ganhou versão em quadrinhos. “Quando minha primeira filha nasceu, comecei a publicar relatos na internet. Não imaginava que havia tantas pessoas interessadas. Acredito que minha história tem aproximado pais e filhos. E isso me motiva, porque ser pai é a maior missão de um ser humano: preparar uma outra pessoa para o mundo, e o mundo para uma outra pessoa”, diz Piangers. Sua palestra contou com cerca de mil pessoas presentes.
Outra atração que movimentou o festival foi a Feira de Livros. Editoras da região estiveram presentes oferecendo livros com uma enorme variedade de títulos para todos os gostos (e bolsos), indo do infantil, passando por ficção, biografia, romances e muitos outros.
Realizada pela Prefeitura de Taió, através da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, em parceria com o SESC e o SENAC, o 1° Festival Literário de Taió foi além das expectativas “Queremos agradecer a todas as pessoas que ajudaram a tornar o FLIT 2018 um sonho possível. Agradecemos primeiramente à Administração Municipal por aprovar a ideia e destinar o investimento necessário para realização do mesmo. Agradecemos à nossa equipe organizacional, composta por servidores municipais, equipe do SESC, do SENAC e nossos rapazes da comunicação. Foi esse time que fez o festival acontecer. Agradecemos às escolas do nosso município e da região que vieram prestigiar nosso evento, bem como toda a população taioense que abraçou o FLIT como a grande festa literária da cidade. Por fim, agradecemos à cada artista, escritor, músico, que aceitou o convite para abrilhantar o Festival Literário de Taió, que com certeza voltará no próximo ano ainda mais estruturado. À todos o nosso muito obrigado!”, finaliza o Secretário de Educação, Cultura e Esportes, João Tadeu Corrêa.