Comunicado da Defesa Civil de Taió
A Coordenadoria de Proteção da Defesa Civil de Taió informa a toda a população taioense que tem se reunido frequentemente para monitorar a situação do Município em relação a garantia da manutenção de serviços essenciais e emergenciais, perante ao desabastecimento que é consequência da paralisação dos caminhoneiros que ocorre em todo país.
As reuniões estão sendo realizadas diariamente na sede da Defesa Civil, com o prefeito Almir Reni Guski, secretários municipais, vereadores, órgãos de segurança pública e demais entidades. Entre os levantamentos apresentados está o de combustível de frotas do serviço público, como Bombeiros, Samu, transporte para Tratamento Fora de Domicílio (TFD), Polícia Militar, Celesc, Casan e Educação. Importante ressaltar que as aulas nas unidades municipais de ensino estão mantidas.
A Administração Pública já tem racionado o combustível, por decisão colegiada entre todos os 28 municípios da Amavi, as secretariais municipais de Obras e Agricultura estão com os serviços suspensos, até que o abastecimento seja normalizado. Os serviços de coleta de lixo também estão temporariamente interrompidos. A medida visa garantir combustível para a manutenção dos serviços essenciais como saúde e educação e segurança pública.
A situação da produção de indústrias também está sendo analisada, assim como estoque de alimentos em supermercados.
Toda a situação está sendo monitorada para a tomada de decisões, na próxima segunda-feira (28/05) às 9h uma nova reunião está agendada, para uma nova avaliação da situação em Taió.