Ponte Roberto Machado é tombada

Taió conta com mais um bem tombado que se junta à Casa da Cultura Adele Glatz: A Ponte Roberto Machado. O processo de tombamento da ponte já vinha sendo estudado e incentivado ao Executivo pela Câmara Técnica do Turismo desde o mês de janeiro pelos professores Fiorelo Zanella, Carolina Marchiori e Frank Dieter Schulze, pela Secretária Executiva do Programa de Desenvolvimento Econômico Local Marina do Nascimento, pela Diretora do Museu Paleo-Arqueológico e Histórico Prefeito Bertoldo Jacobsen, Marina Peicher, além de muitos voluntários. Várias reuniões e conversas sobre o assunto foram tratadas desde o último ano, e finalmente resultaram em um desfecho que todos os apaixonados pela história taioense aguardavam, com o tombamento deste patrimônio histórico municipal.

 

A Uniasselvi já realizou muitos estudos no local e segue no desenvolvimento dos projetos enquanto o Executivo e o Legislativo buscam recursos para realizar a tão esperada revitalização. Uma emenda no valor de R$ 250 mil já está destinada à esse fim.

 

A ponte

 

A Ponte Roberto Machado foi concluída em 1953, e recebeu este nome em homenagem à Roberto Machado, então prefeito de Rio do Sul, município ao qual Taió pertenceu até 30 de dezembro de 1948. Na época, ligava Taió a Ribeirão Grande, atual cidade de Salete. Hoje somente a parte central permanece, suas cabeceiras foram retiradas em 1994 em razão do constante trânsito da época que fizeram com que ela não resistisse à passagem do tempo.

 

Construída com madeira nobre, existem pouquíssimas pontes nesse estilo na América, e essa é a única com exatamente estas características no Brasil.