2° Encontro de Corais Trentinos foi realizado em Taió

A Prefeitura de Taió, através da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, juntamente com o Coral Rimembranza, realizaram na noite do último sábado (28/10) o II INCORTRENT (Incontro di Cori Trentini), na Capela Nossa Senhora Aparecida, no bairro Vila Mariana.

O II INCORTRENT teve como programação:

18h00 – Acolhida aos Corais com um café colonial.

19h00 – Início das Apresentações dos Corais.

Corais Presentes:

* Coro Citavi de Rio do Oeste

* Coral Municipal Trentino di Salete

* Coro Santa Felicità da Itoupava – do Circolo Trentino di Rio do Sul

* Grupo Folclórico Simpatici Italiani do Circolo Trentino di Ascurra

* Grupo Trentino di Taió

* Coral Rimembranza di Taió, da Famiglia Trentina di Taió

É no coração dos trentinos e dos italianos que está semeada a tradição dos cantos folclóricos trazidos pelos nossos avós, a partir de 1875, quando comunidades como Nova Trento, Rio dos Cedros, Rodeio, Ascurra, Apiúna e Guaricanas receberam os primeiros imigrantes vindos, principalmente da Província de Trento e das províncias Vênetas. No início do século XX, com a falta de terras no Médio Vale do Itajaí, muitos imigrantes e seus descendentes foram em busca de novas terras, realizando uma nova migração, agora em direção ao Alto Vale, principalmente em Rio do Sul, nas valadas do Taboão, São Paulo e Itoupava e nos municípios de Agronômica, Laurentino, Rio do Oeste, Taió, Mirim Doce, Salete e Rio do Campo.

Já dizia, Oscar Wilde: “A música é o tipo de arte mais perfeita: nunca revela o seuúltimo segredo”.