Vigilância Epidemiológica de Taió realiza vacinação contra Meningite C e HPV em escolas do município

Além da rede municipal de ensino, a Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Taió tem realizado a campanha de vacinação contra a Meningite C e HPV também na rede estadual. No HPV vacina para meninos de 12 e 13 anos e meninas de 9 a 14 anos, e na Meningite C, vacina para meninos e meninas de 12 e 13 anos.

Vacinar é proteger, cuidar e demostrar amor em forma de prevenção!

HPV e Meningite C: conheça os grandes vilões

HPV é o codinome do papiloma vírus humano, um agente infeccioso que se instala na pele ou em mucosas e tem o poder maligno de provocar infecções, verrugas genitais e cânceres. A vacina detona os vírus e, por isso, ela é tão importante nessa fase da vida dos adolescentes.

Existem mais de cem diferentes tipos de HPV, mas os principais são combatidos com duas doses da vacina, que estão disponíveis gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Meninos de 12 e 13 anos e meninas de 9 a 14 anos devem se imunizar procurando uma unidade de saúde com a caderneta de vacinação, que mostra seu histórico de vitórias contra os vírus. Essa é a primeira vez que jovens do sexo masculino entram no esquema vacinal de HPV do Ministério da Saúde.

A Meningite C é um dos tipos de um perigoso processo inflamatório das meninges, que são as membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. Elas são causadas por diversos agentes infecciosos, como bactérias, vírus, parasitas e fungos. A partir de 2017, adolescentes de 12 e 13 anos podem ir ao SUS tomar a vacina e ficar mais fortes para as próximas fases da vida.