Servidores da Prefeitura denunciam tentativa de fraude em licitação no município de Taió

Era para ser um dia normal de trabalho no Paço Municipal da Prefeitura de Taió. Porém, o dia de rotina resolveu sair do hábito e dar lugar a uma fagulha de raio do “sol da justiça”, embora o céu estivesse nublado. O que ocorreu é que por volta das 8h30min, da manhã deste último dia 13 de abril, quarta-feira, servidores públicos, notaram um comportamento estranho de alguns empresários que vieram participar de uma licitação para compras de materiais didáticos e de expediente.

O que se percebeu foi uma tentativa de aniquilar e frustrar a competitividade no processo licitatório. A ousadia foi tanta que os envolvidos na suposta fraude, nos interiores do paço municipal, trocavam informações entre si e fechavam os envelopes com as supostas propostas, como se estivessem colecionando figurinhas numa viagem de navio para suíça.

Indignados com o tamanho afoitamento, os servidores acionaram de imediato o jurídico da prefeitura que tomando conhecimento da causa, acionou a Polícia Militar. A licitação foi cancelada e os três indivíduos foram encaminhados a delegacia de polícia.

A sensação de impunidade era tanta que, segundo os servidores que acompanhavam o pregoeiro no momento da licitação, um dos empresários envolvidos na tentativa de fraude, ao lançar proposta sobre um item, se desculpou com o outro suposto concorrente utilizando das seguintes palavra: “Desculpe, esqueci que esse item era seu”.

É importante ressaltar, e fique bem claro, que não há, repito, não há nenhum servidor público municipal envolvido nessa tentativa de fraude. Antes ao contrário, os servidores denunciaram tal ato.

“Nenhum servidor do município, nem o nosso prefeito é conivente com essa situação. O que tentaram fazer não tem nenhuma diferença para a lava jato”, declarou o procurador municipal Marco Carvalho.

O edital da licitação já havia sido divulgado nos meios de comunicação e no portal de transparência, desde 01 de abril. A licitação para compra de material didático e expediente seria realizada nesta última quarta-feira, 13 de abril.