Prefeito Hugo Lembeck Assina Ordem de Serviço Para Reconstrução de Ponte Destruída em 2013

Foi liberado o recurso para reconstrução total da ponte que dá acesso à SC 114, para a Barragem Oeste, na localidade Ribeirão Pequeno.  O recurso tão esperado só entrou nas contas do cofre da Prefeitura Municipal, nesta última sexta-feira, 26. E, já na manhã desta segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016, de imediato, o prefeito Hugo Lembeck, assinou e entregou a ordem de serviço para a empresa responsável pelo projeto e execução de reconstrução da ponte de 35 metros de extensão.

Antes de ser aniquilada pela força da água, em 2013, a ponte era itinerário dos produtores da região, moradores e demais usuários.  De acordo com a Defesa Civil Municipal, o fluxo de caminhões pesados era grande e o acesso pela antiga ponte deixava o caminho 40 km mais curto.

 Devastada na enchente de junho daquele ano, só agora foi liberado o recurso pelo Ministério da Integração Nacional, ou seja, quase três anos depois. A quantia de R$ 848, 775 mil, para aplicação na obra, finalmente foi depositada nas contas da Prefeitura na última sexta-feira, 26 de fevereiro, deste ano.  O prefeito Hugo Lembeck, comemora e enfatiza a importância desta obra para região, “todos seremos beneficiados, mas principalmente os moradores da região. Agora, a solução será definitiva. Será construída uma ponte de concreto e fora da enchente”.

 A alta quantia inviabilizou que a Prefeitura pudesse realizar a construção. Por esse motivo, desde a queda, a administração municipal estava em busca da liberação de recursos para que a ponte fosse refeita. “Se tivéssemos feito outra ponte de madeira, nós não teríamos conseguido o recurso para fazer essa nova ponte de concreto. Por duas vezes, o ministro veio fiscalizar”, destaca Lembeck.

Agora já com a ordem de serviço para o início das obras assinada e entregue pelo prefeito Hugo, basta a empresa responsável pelos trabalhos cumprir os tramites legais de aprovação de projeto para que as obras entrem em execução.  

A nova ponte trará novidades. Antes, de madeira e de pista única, a velha ponte só suportava um veículo por vez. Agora, com a reconstrução, a nova ponte será de concreto armado e com pista dupla. Esse reforço é devido ao forte trafego de caminhões pesados que transitam pela região.

A empresa Trilha Engenharia LTDA – EPP, de Florianópolis, tem o prazo de seis meses para a entrega da obra. A previsão é que os trabalhos sejam iniciados à partir do dia 20 de março.