Encerradas as Atividade do grupo de Bem com diabetes

No último dia 01 de dezembro, foi realizado o último encontro oficial do ano, do grupo de Bem com Diabetes.  As atividades tiveram início em setembro de 2015, com encontros semanais de até duas horas de duração. As reuniões eram realizadas no auditório da Secretaria Municipal de Saúde, sempre às terças-feiras, das 08h às 10h da manhã.  

O programa foi coordenado pela nutricionista, Susana Lago e a fisioterapeuta, Elisandra Niedermaier Raymundi, com a colaboração dos demais profissionais do Núcleo de Apoio a Saúde da Família de Taió – NASF e enfermeiras das unidades de saúde.

O objetivo dos encontros foi de orientar os membros participante do grupo sobre os manejos e controle da doença, unindo dicas de alimentação e os cuidados para a saúde do diabético.

De acordo com a fisioterapeuta, Elisandra Raymundi, é crescente o número de pessoas com problemas relacionados ao diabetes. Ainda segundo ela, também é sedenta a busca de novas estratégias, tanto no âmbito da saúde, quanto em qualidade de vida das pessoas.  

 Já a nutricionista, Susana Lago, afirma que, o trabalho de promoção de saúde e prevenção do Diabetes Mellitus é primordial quando se pensa em saúde pública. De acordo com ela, um trabalho de prevenção pode contribuir significativamente para a redução de gastos para com a saúde no futuro. “Visto que causa impacto direto na demanda ambulatorial, de média e alta complexidade, contribuindo em muito para a redução de gastos, internações, medicalização e uma série de complicações advindas do diabentes”, finalizou.

Os interessados em participar, do grupo de “Bem com diabetes”, devem ficar atentos a abertura de novas turmas para 2016. De acordo com os organizadores, é provável que em março, retornem as atividades.