Estudantes realizam mobilização na Semana da Familiar em Taió

Estudantes das redes municipal, estadual e particular de ensino de Taió, participaram da Caminhada das Escolas, evento alusivo à Semana da Família. A mobilização, realizada na manhã de segunda-feira, dia 10, chama a atenção para a valorização e a preservação das tradições familiares na sociedade taioense. O evento tem o apoio da Prefeitura de Taió, e a programação, que iniciou no domingo com celebração de cultos e missas em todas as igrejas do município, estende-se até o dia 17 a de agosto.

O trajeto, de pouco mais de um quilômetro, começou no trevo dos Correios (rua Cel. Feddersen) com chegada no Campo do União, e foi acompanhado pelo prefeito Hugo Lembeck, primeira dama Mary Lembeck e secretários municipais.

No local da concentração, em uma ação da Secretaria Municipal de Saúde, os estudantes receberam orientações sobre os cuidados com a atividade física ao ar livre e kits contendo um folheto informativo, frutas e uma garrafinha de água mineral. Antes do início da caminhada houve alongamento e aferição de pesão arterial e glicemia.

A frase tema da campanha deste ano foi: “Construa boas atitudes na família, que o mundo mudará a parti dela”.  Ela foi composta pela aluna Gracile Berlanda, do 8° ano da Escola de Ensino Fundamental Hercílio Anderle, do Distrito de Passo Manso.

Durante a passeata, houve apoio do Corpo de Bombeiros de Taió, com uma unidade de resgate e da Polícia Militar, que garantiu a segurança e orientou o trânsito.

Programação

Conforme a programação do evento, ainda na segunda-feira, às 19h, houve uma homenagem aos familiares da terceira legislatura da Câmara de Vereadores, (entre 1º de outubro de 1954, a 1º de outubro de 1959). No quatro de homenageados estão os familiares dos ex-vereadores Fernando Bertolino Fernandes, Heinz Odebrech, Hercílio Anderle, Manoel Correia de Negreiros, Martinho Loch, Mélio Tomelin, Werner Purnhagen, Wigand Decker ,e do ex-prefeito Walter Schmitz.

Na quarta-feira, dia 12, é a vez do Serviço de Convivência e Fortalecimentos de Vínculos do (PETI) realizar uma apresentação dos alunos e exposição de trabalhos realizados aos familiares.  Já na quinta-feira, 13, os Centros de Educação Infantil realizam o Lanche Compartilhado, oferecido pelas famílias dos alunos. Ainda na quarta-feira haverá Celebração Ecumênica no Salão Paroquial Cristo Rei, às 19h30.

O Torneio de Família será aberto na sexta-feira, a partir das 19h30, no Ginásio de Esportes Pe. José Moacir Moser, e segue no sábado, a partir das 9h, com parquinho para as crianças, e encerramento no domingo, dia 16, com almoço por adesão, preparado pelo CPC da Igreja Matiz.

No sábado, 15, acontece ainda, a Festa da Família, na Escola Adolpho Ewald no Ribeirão Pinheiro, a partir das 13h30.  A programação encerra na segunda-feira, dia 17 com a escolha da frase e desenho tema da Semana da Família para o ano de 2016, na Câmara de Vereadores.