Placas de sinalização turística são instaladas em Taió

Chegar aos principais pontos turísticos de Taió está mais fácil. As placas de sinalização estão sendo instaladas em algumas áreas centrais do município e vão facilitar o deslocamento dos visitantes. O investimento total do Ministério do Turismo será de quase R$273 mil. A contrapartida da prefeitura é de R$3 mil.

Serão instaladas dois tipos de placas: a direcional, que mostrará com setas a direção os pontos turísticos, e a placa interpretativa externa de monumento, que ficará em frente aos atrativos e trará texto sobre a história do local.

Foram elencados no projeto desenvolvido pela Associação dos Municípios do Alto Vale do Itajaí (Amavi) 21 pontos estratégicos da cidade, como no Museu Paleo-Arqueológico Prefeito Bertoldo Jacobsen, na ponte desativada Roberto Machado, construída em 1953, além da Barragem Oeste, que recebe muitos visitantes, principalmente, em períodos de cheias. Também haverá sinalização em igrejas, localidades, cachoeiras e propriedades rurais.

Essas informações e o projeto foram apresentados aos vereadores de Taió, na sessão de segunda-feira, dia 29, que estavam divulgando dados infundados. “Havia uma divergência em relação aos valores das placas. Mas o investimento real, previsto no projeto e disponível para qualquer cidadão na secretaria, é a de cada placa fica entre R$1.660,00 até R$5.838,90. A aprovação do projeto foi feita pelos engenheiros da Caixa Econômica Federal que também tem a responsabilidade de fiscalizar o andamento do processo”, explica o secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Marcelo Pianezzer.

Pianezzer também esclareceu que nos 21 pontos elencados pela Amavi, serão instaladas 77 placas de sinalização e 21 placas com informações do local, totalizando 98 peças. “Como os vereadores sabem todo o valor que vem de um ministério só pode ser aplicado naquele ministério, se vem para Saúde só deve ser investido na Saúde e assim aconteceu com as placas. A solicitação foi encaminhada ao Governo Federal no ano passado e foi disponibilizada através de Emenda Parlamentar destinada ao Turismo e agora fomos contemplados. Existem outras áreas que precisam de recursos, mas não podíamos devolver o dinheiro e se devolvêssemos outro município usaria a verba”, justifica o secretário.

O secretário chamou a atenção dos vereadores na Tribuna Livre pois nenhum legislador foi obter informações do projeto na prefeitura. “Nenhum parlamentar veio procurar informações antes de calcular os valores das placas. O projeto está disponível e a secretaria está aberta a comunidade, as pessoas podem nos procurar para esclarecer dúvidas e até contribuir com sugestões”, solicita Pianezzer.