Iniciativa da Saúde de Taió irá capacitar cuidadores de idosos e acamados

Com o envelhecimento da população brasileira, a profissão de cuidador de idosos se fortalece e não para de crescer. Mas muitos estão no mercado de trabalho sem noções básicas para lidar com esse público, acamado, na maioria das vezes. A Secretaria Municipal de Saúde de Taió, com base nessas informações, tomou a iniciativa de preparar o profissional que atua nesta área no município. A oficina “Aprenda cuidar bem de quem precisa de você” está com inscrições abertas até terça-feira, dia 30, e vai capacitar pessoas para zelarem pela integridade física, psicológica e pelo bem-estar de idosos e também de pessoas acamadas em consequência de um acidente de trânsito ou doença.

A capacitação vai tratar de questões simples para preservar a saúde do cuidador e do paciente. “Serão repassadas dicas para que o cuidador não tenha problemas de coluna ou faça menos esforço físico ao movimentar o paciente na cama, na troca ou no banho”, explica a coordenadora do Núcleo de Apoio à Saúde da Família o (NASF) e da Estratégia Saúde da Família (ESF), Rose Hermes.

A capacitação é direcionada as pessoas que já trabalham na área e vai iniciar dia 03 de julho. Serão dez encontros quinzenais, sempre nas sextas-feiras, entre às 15h e 17h.

As inscrições podem ser feitas nas Unidades Básicas de Saúde da Vila Mariana, Seminário, Ribeirão Pinheiro, Passo Manso, Centro, e Padre Eduardo, até dia 30 de junho. As vagas são limitadas.

O coordenador da capacitação será o fisioterapeuta Davi Duarte e executada através do NASF.