Saúde inicia trabalho com grupo de diabéticos

O diabetes melitus tipo I e tipo II é uma doença que afeta grande parte da população. A dificuldade de controle dos índices glicêmicos, a aceitação e a falta de adesão ao tratamento acabam interferindo na qualidade de vida.

O avanço da idade associado ao sedentarismo, alimentação irregular e uso do cigarro, aumentam consideravelmente os fatores de risco e o desenvolvimento da doença, silenciosa, na maioria das vezes.

Diante dessa problemática, com elevado número de diabéticos no município e cerca de 560 pacientes diagnosticados, surge em Taió a ideia de aliar os conhecimentos para iniciar um trabalho de orientação através do Grupo de “Bem” com o diabetes. Entre os objetivos estão à reeducação alimentar, o controle da ansiedade e o incentivo a prática de atividades físicas.

Por se tratar de algo pouco discutido na saúde pública, o número de inscritos na primeira edição surpreendeu. Dos 45 cadastros realizados, 20 pessoas iniciaram os trabalhos na terça-feira, dia 09, pelo Núcleo de Apoio à Saúde das Famílias (NASF), coordenado pela nutricionista, Susana Lago, e pela fisioterapeuta, Elisandra Raymundi, com a contribuição da equipe de enfermagem da Estratégia Saúde da Família (ESF). “Estão previstos mais 10 encontros. Os pacientes que estão na lista de espera serão atendidos após a finalização dessa primeira etapa” explica a nutricionista.

Nessa primeira reunião, foram apresentados todos os profissionais que estarão acompanhando de perto todo o processo. Além da aferição da pressão e do índice de glicemia, serão monitoradas as medidas de peso e cintura para acompanhamento detalhado. O programa ainda prevê aula prática com receitas diets, que podem ser incluídas na alimentação diária do paciente diabético e o tratamento de auriculoterapia, que utiliza estímulos em pontos específicos para produção de insulina e reduz os sintomas de tonturas, ansiedade, fraqueza.

O compromisso dos diabéticos com o programa é semanal. Toda terça-feira, entre as 08h e às 10h, o grupo se reúne na sala de reuniões da Secretaria Municipal de Saúde para as atividades, aferição da pressão arterial e o índice de glicemia.