Projeto para a instalação de um abatedouro de peixes é aprovado em Taió

Aconteceu na tarde desta quarta-feira, dia 19, no auditório da Câmara de Vereadores de Taió uma reunião para apresentação do projeto que viabiliza a construção de abatedouro de peixes na cidade. A implantação beneficiará piscicultores de toda a região do Alto Vale do Itajaí.

Participaram do encontro, membros da Associação de Desenvolvimento do modelo Alto Vale do Itajaí de Psicultura Integrada (Ademavipi), o Prefeito Municipal, Hugo Lembeck, o representante da empresa Alevinus, membros da Secretaria de Agricultura, representantes da Epagri e psicultores da região.

Durante o encontro, o Diretor de empresa Alevinus, Celso Rodrigues, de Joinville, responsável pela elaboração do projeto do abatedouro, fez a apresentação e explanação do que será o abatedouro de peixes na região e quais serão os benefícios desse tipo de construção. “A Alevinus industrializa e comercializa o peixe. Trazendo o frigorífico para a região, nosso objetivo é diminuir o valor do produto no mercado, aumentando assim o consumo e consequentemente o lucro dos psicultores com o aumento na produção”, explica.

Com a aprovação do projeto para a construção do abatedouro vinda de todos os representantes durante a reunião, o próximo passo é tentar junto ao Ministério da Pesca e Aquicultura em Brasília, a vinda de recursos para a construção do negócio. “Nosso objetivo é ainda neste ano apresentar em Brasília o projeto do Abatedouro e tentar a busca desses recursos. Desde o início das reuniões a Administração está à disposição e auxilia no que é preciso para que o projeto se concretize. Trazendo o abatedouro para Taió, aumentamos o lucro dos produtores e incentivamos ainda mais a produção de peixes em nossa região”, ressalta.

Interesse mútuo
Uma reunião sobre a implantação do abatedouro de peixes já havia sido realizada no município e apresentada aos interessados. Para Ronaldo Peters, Gestor Geral da Ademavipi, o projeto veio de encontro a uma necessidade já percebida pelos piscicultores. “Nós já havíamos visitado alguns abatedouros com o objetivo de conhecer e futuramente implantar o modelo na região, então essa proposta da Alevinus e o projeto apresentado veio ao encontro dessa necessidade já constatada por nós”, ressalta. A Ademavipi conta com 12 associações de piscicultores existentes na região do Alto Vale do Itajaí.

Assessoria de Comunicação: Karolina Bonin