Mais de 500 pessoas participam da entrega de novas máquinas em Taió

A quarta-feira, dia 29, foi de festa para a comunidade de Taió. Mais de 500 pessoas acompanharam a entrega oficial das máquinas novas, adquiridas pelo município através do Programa Badesc/Juro Zero.

Muito emocionado, o Prefeito Hugo Lembeck, entregou as chaves dos equipamentos aos Secretários de Obras, do Distrito de Passo Manso e da Administração e agradeceu a todos os envolvidos pela dedicação e empenho em viabilizar a compra das máquinas. “É um orgulho para nós, como Administração Pública, poder viabilizar e trazer esses equipamentos para nossa cidade. Agradeço o empenho de todos os envolvidos para que a compra fosse possível e tenho certeza de que o trabalho de manutenção de nosso município ficará muito mais fácil a partir de agora”, ressalta.

Com o financiamento de 2 milhões, através do Governo do Estado de Santa Catarina, por meio do Programa Badesc/Juro Zero, a Prefeitura de Taió adquiriu uma nova patrola, uma escavadeira hidráulica, duas carregadeiras e também dois caminhões caçambas. A primeira parcela do financiamento, sem juros ao município, começa a ser paga no mês de fevereiro e foi dividida em 36 parcelas. O juro do financiamento é totalmente pago pelo Governo do Estado.

O contrato com o Badesc foi assinado no dia 25 de junho, após mais de oito meses de espera para a solução e quitação da conhecida “Dívida das máquinas dos agricultores”, no valor de cerca de R$ 1 milhão de reais. O processo de pagamento foi bastante demorado e acabou atrasando a assinatura e a aprovação com o Badesc, uma vez que a Prefeitura estava negativa e não conseguia fazer nenhum tipo de financiamento.

Entenda o Caso da Dívida dos Agricultores
No início dos anos 90 o Governo Federal lançou um financiamento de máquinas e equipamentos agrícolas (FINAM), que só poderia ser adquirido por agricultores. A Prefeitura do Município, após tentativa negada de obter tal financiamento, decidiu reunir alguns agricultores locais, afim de adquirir o maquinário em seus nomes utilizando-se do financiamento proposto pelo Governo Federal.

As máquinas foram compradas pelos agricultores e como seus valores não foram pagos, suas propriedades foram passadas ao nome da Prefeitura Municipal de Taió. No ano de 2007 a Administração Municipal, através de autorização legislativa, incorporou ao seu patrimônio tais equipamentos e assumiu o pagamento junto à União, que era responsável por cobrar tais valores.

Somente a partir de 2009 o município de Taió passou a pagar semestralmente pela dívida. No dia 14 de outubro de 2013 foi quitado o último débito, no valor de R$ 346.880,17 (trezentos e quarenta e seis mil, oitocentos e oitenta reais e dezessete centavos), deixando a dívida totalmente paga. “Pagar a dívida do município e liberar a capacidade de financiamento da nossa cidade foi a coisa mais importante que conseguimos realizar no primeiro ano de governo”, ressalta o Prefeito.

Assessoria de Comunicação: Karolina Bonin