Prefeitura vai implantar pavimentação pelo Sistema de Mutirão em Taió

Uma equipe de representantes da Prefeitura de Taió esteve nesta quinta-feira, dia 12, visitando a cidade de Indaial, no Vale do Itajaí. O objetivo da viagem foi conversar com os representantes do município e saber mais detalhes sobre a pavimentação feita através do sistema de mutirão.

Implantado em Indaial desde o ano de 2011, o sistema de mutirão é uma pareceria entre a Prefeitura e a comunidade, que visa a pavimentação de ruas do município. “Com o sistema de mutirão a Prefeitura e os moradores dividem o custo total da obra e pagam em conjunto pela pavimentação da rua. O processo facilita muito a rotina de trabalhos da Prefeitura já que o dinheiro gasto para a pavimentação de uma só rua pode ser dividido em mais vias, beneficiando assim mais famílias”, explica o diretor de Projetos, Alcides Ronchi.

De acordo com o Vice-Prefeito, Aristides Valentini, o objetivo é implantar o sistema de mutirão também em Taió. “A pavimentação de uma rua valoriza muito os imóveis nela existentes, o que beneficia diretamente os moradores. É por isso que pensamos em implantar o sistema de mutirão. Para a Prefeitura torna-se mais barato, uma vez que a compra das lajotas é de responsabilidade dos moradores e a realização de um processo licitatório não é necessária”, ressalta.

De responsabilidade do município fica toda a parte de mão-de-obra e preparação das canchas para receber as lajotas. Para que a rua possa ser pavimentada pelo sistema de mutirão, o mínimo é que 80% dos moradores concordem com o processo e aceitem aderir ao projeto. “Em Taió os moradores da rua Reinhold Knuth, no Centro, já compraram as lajotas e o processo de pavimentação será realizado no próximo ano. Além dessa, moradores de outras três ruas também já vieram até a Prefeitura e demonstraram interesse. Esperamos que a comunidade perceba os benefícios desse tipo de trabalho e aceite fazer parte do processo de pavimentação pelo sistema de mutirão em nossa cidade”, explica o Prefeito Municipal, Hugo Lembeck.

O projeto de implantação da pavimentação através do Sistema de Mutirão em Taió será enviado para aprovação junto à Câmara de Vereadores no mês de janeiro de 2014.

Assessora de Comunicação: Karolina Bonin