Outubro Rosa “Câncer De Mama”, É Preciso Falar Disso

O Outubro é Rosa e a Secretaria de Saúde Municipal de Taió, em parceira com Núcleo de apoio a Saúde a Família, – Nasf, está promovendo ações de prevenção contra o câncer de mama.  De acordo com dados do Portal Brasil, o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil. Como forma de prevenção e para realizar a detecção precoce da doença e conscientizar a população, começa, neste mês, campanhas que falam sobre os perigos da doença e também a importância do tratamento.

A fonoaudióloga Cinthia Keske, cometa sobre as ações que serão realizadas em Taió, “Teremos palestras, encontros com profissionais que tratarão do tema. No dia 17, haverá o dia da beleza, uma programação especial para as mulheres que lidam com a doença, e no dia 22, teremos o mutirão de prevenção. É importante que todas as mulheres participem”.

Já a psicóloga Aline Macedo, fala da importância da promoção do dia da beleza, “a gente sabe o quanto as mulheres ficam abaladas quando descobrem o problema, e o dia da beleza serve para que possamos trabalhar a autoestima e para que elas possam ver o quão valorosas elas são e dizer que juntos podemos vencer”, disse.

Para a nutricionista Suzana Lago, o cuidado com a alimentação também pode ajudar na prevenção, “as pessoas estão tendo uma alimentação muito rica em gordura, estudos mostram que esse tipo de alimentação podem ser prejudicial. Então precisamos melhorar o nosso habito alimentar, consumir mais verduras, alimentos que contenham fibras e assim, diminuir os riscos. Devemos optar por uma alimentação mais saudável”, conta.

A enfermeira Rosimary Seleme destacou as condições para a realização dos exames, “importante levar os documentos de identificação RG, CPF, sem os documentos não será possível a realização.  A paciente também tem que estar 48h sem relação sexual, não ter realizado ducha interna, ou ter utilizado pomada vaginal, e também não pode estar menstruada”, esclarece.

No dia 10 de outubro, à partir das 8h30, haverá palestra na Unidade Básica de Saúde do Passo Manso, já às 14h da tarde, o encontro será na unidade Básica de Saúde do Centro.

No dia 13, também às 14h o encontro ocorrerá no Seminário, dia 18 às 14h no Ribeirão Pinheiro, dia 18 às 8h30 no Padre Eduardo e no dia 20 às 14h na Vila Mariana.

As palestras tem como tema “câncer de mama”, é preciso falar disso.

No dia 17, haverá o dia da beleza, e no sábado 22 de outubro será realizado o mutirão de preventivos na unidade básica de saúde do centro. Mais informações podem ser obtidas por meio do telefone 3562-1633. Com informações direto da secretaria municipal de saúde de Taió.