“Acolhimento” começa a ser testado nesta segunda-feira na Unidade Básica de Saúde do Seminário

Nesta próxima segunda feira, dia 04 de abril, será implantado na Unidade Básica de Saúde do Bairro Seminário, o programa “Acolhimento”. O programa, que será aplicado em caráter de experimento, consiste em oferecer uma melhor qualidade no atendimento à população que procura os serviços prestados pela unidade.

A Drª Diane Ribeiro, especializada em saúde familiar, destaca a flexibilidade que o novo sistema irá proporcionar. “O usuário não precisa mais chegar no posto de saúde 4h da manhã, porque mesmo aqueles que chegarem às 8 ou 9h, terão o atendimento garantido de acordo com a necessidade de cada um. Mesmo que o paciente não seja atendido pelo médico, num primeiro momento, poderá ser atendidos pela técnica de enfermagem ou pela enfermeira. Pois, as mesmas estudaram e são aptas a prestar um atendimento de qualidade e resolver grande parte do problema que usuário necessita. Elas sabem quando há a necessidade de encaminhar a uma consulta médica ou, até mesmo, pedir exames ou ainda, avaliá-los. Tudo isso, traz grande credibilidade a equipe. Pois, terão toda liberdade, se não se sentir seguros de uma consulta e pedir auxílio ao médico que estará sempre presente na Unidade para esclarecer ou orientar uma consulta difícil, visto que as mais comuns os enfermeiros estão aptos a resolver”, afirma.

Só nos meses de fevereiro e março, a unidade de Saúde do Seminário, atendeu quase 1500 pessoas. Desses atendimentos, ainda no antigo sistema, de acordo com a Drª Ribeiro, os problemas psíquico são os casos mais comuns na rotina da unidade. Segundo ela, o stress, os problemas do dia a dia, a depressão tem assolado a maioria dos pacientes consultados. “Além de médicos, nós também temos que ser mais humanos. Quando eu olho para um paciente que se senta em minha frente, eu olho para ele e procuro entender o que realmente ele necessita. Pois, muitas das vezes, as pessoas só querem ser ouvidas”, disse.

Na noite desta última terça-feira,29, no Clube de Convivência do Idoso do Seminário, a Secretaria de Saúde Municipal e as equipes de saúde da unidade do Seminário realizaram uma reunião com a população para apresentar o novo sistema de atendimento.  O prefeito Hugo Lembeck, que também compareceu à reunião e conversou com os presentes, disse que o programa visa tornar mais humano os atendimentos na unidade. “Isso é um sonho que sempre almejamos, desde quando assumi a administração tínhamos a preocupação de atender a nossa população com uma qualidade diferenciada, eu acredito piamente que o “Acolhimento” dará certo. As equipes estão comprometidas, pois sabem que o povo precisa de um atendimento melhor, e contamos com a colaboração da população que será a grande beneficiada diretamente”, destaca Lembeck.

Logo início da administração do prefeito Hugo Lembeck, em 2013, a secretaria conseguiu de imediato eliminar as filas para os exames laboratoriais.