ALUNOS DA EEF ADOLPHO EWALD VISITAM LAGUNA
No dia 14 de março os alunos do 9º ano da Escola de Ensino Fundamental Adolpho Ewald, do Ribeirão Pinheiro, Taió/SC, visitaram o Centro Histórico de Laguna, juntamente com as professoras Ameri Cristina da Silva Westphal, Débora Voigt de Oliveira, Ana Paula Quisinski e acompanhados pelo guia turístico Antônio Carlos.
Na viagem, os alunos conheceram o Centro Histórico da cidade de Laguna, que conta com cerca de 600 casas tombadas, de três estilos diferentes: Luso-brasileiro, Eclético e Art Decor. Também visitaram o museu da casa de Anita, local onde Ana Maria de Jesus Ribeiro (Anita Garibaldi) se vestiu de noiva em seu primeiro casamento. Neste local, é contada toda sua história de vida e de como se tornou a Heroína dos Dois Mundos. Conheceram a Igreja Santo Antônio dos Anjos, a Fonte do Carioca que foi construída pelos escravos, a praça onde há um grandioso monumento de Anita Garibaldi e o museu, que foi palco da proclamação da República Juliana em 1839. Também passaram pelo monumento do Tratado de Tordesilhas, pelo Mercado Público e pelo letreiro de Laguna. Por fim, foram até a Lagoa, onde os pescadores realizam a pesca com a ajuda dos botos. Neste local há também uma espécie de cemitério que contém o nome de todos os golfinhos que por ali passaram e que já morreram.
Em sala, após a viagem, os alunos desenvolveram um trabalho intitulado Diário de Bordo, contando sobre a viagem. Também elaboraram um desenho do que mais chamou a atenção durante o passeio. O trabalho foi exposto para que todos os demais alunos da escola pudessem apreciar e saber um pouco desta viagem.
A aluna Layla Mara Vuolo comentou que “a viagem foi uma oportunidade de conhecer um lugar novo e aprender coisas novas sobre este lugar que fica tão perto de nós. Também aprender na prática o que por vezes a professora falando em sala de aula não entra na cabeça…” Já a aluna Tuani Paola Hobus, relatou que “essa viagem foi uma experiência única, pois estávamos com nossos amigos, onde dividimos nossas alegrias. Foi muito legal, onde o guia Toninho nos mostrou as casas tombadas, os monumentos e a história de Anita Garibaldi e demais pontos turísticos.”
Professora Débora, idealizadora do projeto e da viagem de estudos, comenta que sempre achou interessante proporcionar aos alunos formas diferenciadas de ensinar, e a viagem de estudos é uma delas. “Ter esse conhecimento na prática é muito importante e faz toda a diferença na aprendizagem dos nossos estudantes, pois além de ter os conteúdos em sala, eles têm a oportunidade de conhecer e valorizar as riquezas e o Patrimônio Histórico Cultural do nosso estado. Apesar de cansativa, foi uma viagem divertida e muito educativa.”
Agradecemos o apoio da Secretaria de Educação e da direção da escola, sempre prontas para auxiliar e dar o apoio e suporte necessários.