Visita Técnica do Turismo foi realizada no último final de semana
Mais uma das ações do Plano Municipal de Turismo foi colocada em prática no último final de semana. Em forma de parceria entre a Prefeitura Municipal de Taió e o setor privado, integrantes do COMTUR – Conselho Municipal de Turismo, empreendedores da cadeia produtiva e parceiros do Menu de Atrativos e Serviços Turísticos de Taió e também do Programa do Caminhos do Campo, participaram de uma visita técnica ao Caminhos de Pedra, em Bento Gonçalves – Rio Grande do Sul e outros atrativos na região.
Considerado pioneiro no seu segmento, o roteiro Caminhos de Pedra é referência nacional, tendo sido tema de muitos estudos e teses nas áreas de turismo cultural e rural, arquitetura, patrimônio histórico, empreendedorismo, e administração, entre outros. É a história de um povo contada em forma de arquitetura, paisagens e costumes.
O Roteiro Caminhos de Pedra é Patrimônio Histórico do Rio Grande do Sul desde 2009 (Lei Estadual 13.177/09). Por concentrar o maior acervo arquitetônico da imigração italiana em meio rural do país e pela preocupação com a preservação do patrimônio histórico material e imaterial, rendeu aos Caminhos de Pedra o qualificativo de ‘museu vivo’. (https://bento.tur.br/caminhos-de-pedra/. Em 07/02/2022).
O roteiro foi escolhido devido ao seu reconhecimento nacional e pela concentração de variados segmentos, facilitando para que o grupo pudesse conhecer um maior e diversificado número de empreendimentos.
Nele contemplou-se propriedades rurais, da agroindústria, de diversas culturas e experiências, além de trilhas, parques, templos religiosos, atividades de aventura, gastronomia e enologia.
Para a Diretora Municipal de Turismo, Secretária e Conselheira do COMTUR, Marina do Nascimento, “a visita técnica proporcionou aos integrantes vivências únicas, agregou conhecimento, incitou a criatividade do grupo, gerou motivação e ainda aproximou e criou sinergia entre os participantes. Foram constantes os flagrantes onde os anfitriões, empresários e conselheiros trocavam informações e ideias, gerando oportunidades de futuras negociações entre os mesmos e a melhoria no fornecimento de produtos e serviços turísticos no município de Taió.”
O Secretário de Planejamento, Habitação, Turismo, Indústria e Comércio Marcelo Gramkow afirmou que: “Durante a visita vimos a importância da união do município para que se faça desenvolver o setor do Turismo na cidade, em conjunto com bom atendimento e carinho dado aos turistas. Onde se faz necessário a parceria entre eles para potencializar a região!”
O presidente do COMTUR, Jocélio Bonin fez a seguinte colocação: “Vamos plantar o que buscamos de bom nesta maravilhosa viagem. Foi muito bom conhecer pessoas entusiastas com vontade de ajudar desenvolver o turismo na nossa região.”
A produtora rural, artesã e parceira no Programa que está sendo implantado, Caminhos do Campo, Roselinde Bozan Klein, enfatiza: “Vamos por em prática tudo de bom que vimos nesta viagem, fazer acontecer aquilo que buscamos, aprendemos…”
O casal empreendedor e idealizador do Projeto Bom pra Comer, produção de cogumelos, futuros parceiro no Caminhos do Campo Maicheli Viviani Benati e Renato Batista Cesar, fizeram um pequeno resumo do que a visita técnica representou para eles, para o empreendimento e a visão sobre o turismo em Taió.
“Final de semana muito benéfico, cheio de conhecimento e experiência que levaremos para a vida! Agradeço imensamente a diretora de Turismo de Taió pela oportunidade de vivenciar os costumes e a história da região da serra gaúcha! Voltamos com muita energia e vontade de colocar em prática o caminho turístico de Taió!” (Renato Batista Cesar).
“Foram 3 dias de muito aprendizado, experiências, novas amizades e vivências que servirão de base para o desenvolvimento dos próximos passos do nosso projeto @bom_pracomer e do desenvolvimento turístico de Taió. Somos gratos a prefeitura, a secretaria e ao departamento de turismo pela oportunidade de participar de algo tão enriquecedor!” (Maicheli Viviani Benati).
A artista taioense, professora de artes e futura parceira na solução Turismo de Base Comunitária e Caminhos do Campo, Sandra Nazário, retornou com muito entusiasmo e comentou com o grupo que: “Foi uma honra poder estar com vocês. A mim foi de grande valia, muito aprendizado foi absorvido e é certo que será grande fonte de inspiração para o projeto do Atelier inserido em nosso turismo.”
O casal, sócio proprietário da fábrica de Chocolates Castell, Gilsonei Krueger e Vanessa Joaquim, participantes do Menu de Atrativos e Serviços Turísticos de Taió, agradeceram a oportunidade de participar da visita técnica e enfatizaram que foi “muito engrandecedor a troca de experiências com nossos colegas.” E ainda completaram com a seguinte frase de Paulo vieira: “O que eu não tenho é pelo que eu ainda não sei, por que se eu soubesse eu já teria”.
Os futuros empreendedores do ramo da gastronomia, sócios proprietários da La Cantina Massas e Pizzas que está em seus preparativos finais para ser inaugurada, Geovani Miranda e Mateus Régis da Silva afirmaram que: “A visita técnica representou para nós um aprendizado incrível. Tivemos experiências que enriqueceram nosso intelecto enquanto empreendedores, e também como seres humanos. Esses aprendizados serão adaptados à nossa realidade e aplicados em nosso negócio, de maneira que contribua para o desenvolvimento turístico do município de Taió. O nosso objetivo é melhorar a cada dia, e visitas como esta muito nos ajuda, e consequentemente toda a população ganha”.
Com base nos depoimentos acima, a diretora de turismo conclui que: “é inegável conferir relevante importância para mais esta ação do Departamento do Turismo, junto à Secretaria do Planejamento, Habitação, Turismo, Indústria e Comércio, ao COMTUR e ao setor privado! O desenvolvimento do Turismo como fonte geradora de renda além de outros requisitos, demanda tempo, dedicação e união, e só assim se torna sustentável.” (Marina do Nascimento).