Tudo azul: Município realiza atividades educativas em alusão ao Dia Mundial do Autismo
A Secretaria de Educação de Taió, através do SAME (Serviço de Atendimento Multidisciplinar Educacional) promoveu nesta segunda-feira (02/04), atividades educativas em alusão ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, comemorado sempre em 2 de Abril. Alunos e professores da Rede Municipal de Ensino vestiram-se de azul (cor oficial da campanha em razão da síndrome atingir mais meninos do que meninas) para apoiar a causa.
Segundo a Psicóloga do SAME, Gabriela Jark Travi, “Apesar de não existir cura para o autismo, essas pessoas podem aprender a lidar melhor com o mundo à sua volta. Podem aprender a se expressar melhor, a interagir melhor com as pessoas em casa e na escola, aprender a ler, a escrever, a brincar e serem mais independentes. Como nós, elas apresentam muitas possibilidades. O trabalho da Psicologia com a criança com autismo se insere nessa perspectiva: promover uma melhor qualidade de vida à pessoa com autismo, auxiliar no seu desenvolvimento e, dessa forma, ampliar essas possibilidades. O tratamento precoce e a informação são essenciais para o combate ao preconceito”, frisa.
O que é o Autismo?
O Autismo pertence a um grupo de doenças do desenvolvimento cerebral, conhecido por “Transtornos de Espectro Autista” – TEA.
Os sintomas do autismo são: fobias, agressividade, dificuldades de aprendizagem, dificuldades de relacionamento, por exemplo. No entanto, vale ressaltar que o autismo é único para cada pessoa. Existem vários níveis diferentes de autismo, até mesmo pessoas que apresentam o transtorno, mas sem nenhum tipo de atraso mental. Estima-se que cerca de 2 milhões de brasileiros são autistas.