Projeto Rondon está em Taió
Na manhã desta quinta-feira, 02 de março, o prefeito Hugo Lembeck recebeu na sala de reunião da prefeitura da cidade, a equipe do Projeto Rondon. Acompanhado pela secretária de educação Rozi de Souza, Rose Hermes, diretora de saúde, e diretoras de escolas municipais e estaduais, Lembeck deu as boas-vindas aos integrantes que desenvolverão o trabalho na cidade, por quase duas semanas.
O projeto Rondon é coordenado pelo Ministério da Defesa, é um projeto de integração social que envolve a participação voluntária de estudantes universitários na busca de soluções que contribuam para o desenvolvimento sustentável de comunidades carentes e ampliem o bem-estar da população.
O projeto é realizado em parceria com diversos Ministérios e tem o apoio das Forças Armadas, que proporcionam o suporte logístico e a segurança necessárias às operações. Conta, ainda, com a colaboração dos Governos Estaduais, das Prefeituras Municipais e de empresas socialmente responsáveis.
As ações do projeto são orientadas pelo Comitê de Orientação e Supervisão do Projeto Rondon, criado por Decreto Presidencial de 14 de janeiro de 2005. O COS, como é conhecido, é constituído por representantes dos Ministérios da Defesa, que o preside, do Desenvolvimento Agrário, Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Educação, Esporte, Integração Nacional, Meio Ambiente, Saúde e da Secretaria Geral da Presidência da República.
Após a breve recepção, a equipe se dirigiu para escola Adolfo Ewald por onde começarão a desenvolver dos trabalhos programados. De acordo com o coordenador da equipe, professor Fellipe Martins, uma das características do programa é o envolvimento do aluno para com o mundo real. “Nós, muitas das vezes, tiramos o aluno da sala de aula para que ele possa conhecer a realidade, procuramos mostrar e fazer com ele perceba e a necessidade do município. Na prática, nem tudo é o conto de fadas que é ensinado nos bancos das universidades. Então, mostramos a eles o lado real”, disse.
No próximo dia 05 de março, sábado, as equipes estarão em trabalho conjunto com a Secretaria de Saúde para uma ação contra a Dengue. “Vamos visitar as residências e conversar com as pessoas sobre o perigo da doença”, afirma o professor e coordenador Fellipe Martins.